A beleza é o cabelo despenteado, entre um cigarro e uma toalha molhada

A beleza é o cabelo despenteado, entre um cigarro e uma toalha molhada

Não gosto da fotografia de moda que por ser bonita, bem feita, nos estupidifica e nos faz consumir o que quer que seja. Interessa-me a fotografia que pode ser de moda ou de qualquer outra coisa. A fotografia que fala das pessoas.  Este trabalho é a história de uma rapariga, que num sábado à tarde se prepara para ir a uma festa, desde o banho até à sala, enquanto espera que o tempo certo chegue. Não acredito em mundos encenados, bonitos e perfeitos, à fortça de venderem um produto. A beleza é imperfeita. É desarrumada e desalinhada. A beleza é o cabelo despenteado, entre um cigarro e uma toalha molhada.

*nas arrumações de uma casa quase a ser esvaziada, encontrei este trabalho, de 2002, para o módulo de moda, da licenciatura de fotografia em TCAV.

a modelo é a minha linda gabi, na casa que foi nossa, com árvores por baixo das janelas.*

ap-gabi00.jpgap-gabi01.jpgap-gabi03.jpgap-gabi04.jpgap-gabi05.jpgap-gabi06.jpgap-gabi07.jpgap-gabi08.jpg


5 thoughts on “A beleza é o cabelo despenteado, entre um cigarro e uma toalha molhada

  1. Muito bom Ana. A sério! Admira-me as pessoas que como tu, conseguem ter “coragem” para entregar trabalhos que não são de “Moda” nos módulos de “Moda”. Se é que me entendes. Eu fiz o mesmo, quando passei por lá. Mas acho que só consegui mostrar a minha visão da “Moda” quando passei por “Moda” a segunda vez. Foi no ano passado, com o Virgilio. O professor ajudou. Não era aquele que tivemos nos primeiros anos e do qual já não recordo o nome. Não gostei muito do homem.
    Parecias-me tu, nas primeiras fotos. Olhei para as imagens sem ler o texto. Eheh. Parabéns pelo trabalho.

  2. gostei. a gabi podia mesmo ser tua irmã, ou tu dela;) e é mesmo gira, como tu.
    também me incomoda os trabalhos de moda todos certinhos. é tudo muito plástico. gostei muito da tua proposta. veijinhos*

  3. muito fixe ana, ainda bem que estás a mudar de casa! para além das restantes coisas boas que espero que a mudança te traga, revisitas e mostras estes tesourinhos-nada-deprimentes! 😉

  4. “A beleza é o cabelo despenteado, entre um cigarro e uma toalha molhada” Lendo essa frase, todo o contexto e olhando as fotos, o cérebro esfumaça além da moda e da beleza oculta em seu trabalho. Parabéns, você conseguiu fazer que minha percepção fosse alem do que eu estava vendo e lendo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.