Paula

AP-Paula01Vejo-a pela primeira vez umas semanas antes do Natal, numa reportagem institucional.
Não traz a habitual máscara de fotógrafo. Fico atenta à moça. Saltos altos, capa, cabelo comprido castanho claro e uns vinte centímetros acima da minha cabeça.
Sempre calma a fotografar, atenciosamente reservada. Acho-lhe graça.
No final do meu trabalho, convido-a para este espaço nas ‪#‎Mademoiselle‬.
Diz-me logo que sim: “Oh que lindo!”
Encontramo-nos numa tarde de sol em fevereiro.
Nasce no Brasil, mas dos cinco aos 18 anos vive em Lima, Madrid e Lisboa.
O espanhol é a sua língua materna: ” penso, sonho e se ficar brava com você, vou falar em espanhol!”
Aos 18 regressa ao Rio de Janeiro com os pais: “cresci aqui, tinha os meus amigos aqui e custou-me muito a adaptação.”
Estudou Jornalismo, com especialização em telejornalismo e ciências políticas. Paralelamente fez os módulos de ‪#‎patisserieCordonBleu‬ na escola ‪#‎SENAC‬.
“A pós-graduação em ciências políticas foi toda paga com os brownies e quiche 4 queijos que eu vendia. Paguei os dois anos da pós, cozinhando!”
Entrou na ‪#‎TVRecord‬ para um estágio e foi ficando: “passei por todas as áreas de televisão até me tornar diretora de produção.
Eu tenho um lema desde que sou pequena, é de ter mil vidas em uma! Mas você não pode fazer tudo ao mesmo tempo!
Você precisa fazer tudo ao mesmo tempo para quebrar a cara, para aprender que essa receita sempre falha. Dois projetos não podem ter a mesma prioridade.”
Surge a oportunidade para voltar para Portugal e assumir a direção de produção da‪#‎TVRecordEuropa‬: “Aceitei na hora!
Não tenho medo da mudança e sou muito fácil de me adaptar. Foi uma experiência única. Mas eu trabalhava muito, de segunda a segunda, 24 horas, às vezes sem ir a casa.”
Resolve abdicar do trabalho em prol da vida pessoal.
Mais tarde participa na montagem da ‪#‎RedeInternacionaldeTelevisão‬ em Portugal: “Foi muito bacana! Passar a minha experiência, foi o que me deu mais prazer!”
AP-Paula08.jpgA possibilidade da fotografia como profissão, veio do entendimento de que existia desde sempre na sua vida, um gosto e cuidado com as imagens.Nas fotografias que admirava e guardava das revistas, nas fotografias que encenava e fotografava.
Fez um curso de fotografia que lhe deixou sem resposta as questões sobre o mercado profissional e descobriu o caminho que queria traçar em Portugal: ser a fotógrafa especializada no universo masculino.
“Comecei a estudar, a contactar as agências, a pedir newfaces para fazer testes. Sempre crescendo e sempre equilibrando, a moda e as imagens masculinas.”
Começou a trabalhar para a ‪#‎Activa‬ e a ‪#‎MensHealth‬.
” Na 1ª edição, entraram 20 imagens minhas, foi muito engraçado e uma grande surpresa! Me deu um grande prazer, sabe? E me deu a confirmação que eu estava no caminho certo.”
Começou a fazer também fotografia gastronómica, para restaurantes, marcas de doces e vinhos e revistas como a ‪#‎Elle‬ e a ‪#‎Cosmopolitan‬. Em 2013 cria o site‪#‎PaulaBollingerfood‬, apaixona-se e volta a cozinhar!
Em março do ano passado, a entusiasmada reação online a um post do bolo de chocolate na caneca- que fez a meio da noite para o seu António, fá-la começar a gravar as suas receitas.
Primeiro duma forma caseira e depois cada vez mais profissional.
Tem publicado as suas receitas na #Cosmopolitan, na ‪#‎LookVision‬ e no programa‪#‎ZonaT‬, que apresenta na ‪#‎RádioTropical‬. Tornou-se chefe de pastelaria e no início de fevereiro lançou o site ‪#‎EntreColheradas‬.
“São receitas que eu crio, numa base gourmet, mas superfáceis de fazer.
Estou pegando todas as oportunidades para me lançar na área da gastronomia, mas a prioridade, o que me sustenta, ainda é a fotografia. É preciso ter jogo de cintura e acreditar sempre! Você tem que ter disciplina se você quer ter sucesso. E sucesso é algo interior, fazer bem, fazer mais.
Hoje em dia, estou muito concentrada na minha vida privada, na minha família. Quanto mais pressão tenho a nível profissional, mais necessidade tenho de proteção na intimidade. ”
A coisa do cuidar e ser cuidada, imagino eu!AP-Paula16.jpg

Imagens e texto © MademoisellePhoto

Leave a Reply

