Susana

MP-Susana18.jpgA bela e romântica Sherazade-tuga, sempre de livro na mão.
Partilhamos o mesmo sentimento de raízes em dois continentes.
Descobri-lhe o nascimento no Zimbabwe numa tarde na Vila, culpa do leite que coloca sempre no chá.
” Acho que tenho uma essência nómada.
Sinto-me muito portuguesa sim e, africana, mas sinto que as minhas raízes são um cruzamento já! As minhas referências são híbridas e por isso não tenho um só porto seguro! ”
Faz a licenciatura em literatura moderna na Faculdade de Letras do Porto.
Percebe que o trajeto não se fará por ali; o amor e a vontade de caminhar trazem-na para Lisboa.
Durante sete anos, colabora com o produtor Paulo Branco na área de assessoria de imprensa. Numa segunda fase, torna-se também responsável pela venda dos filmes a nível internacional.
“Faziamos um trabalho muito aprofundado sobre a divulgação de cada filme. Foi um privilégio construir toda a comunicação, do making of ao trailer e ainda me permitiu respirar toda a orgânica da produção cinematográfica.”
MP-Susana07.jpgVoltamos ainda à Vila e ao cinema: ” O ‪#‎festivaldeViladoConde‬, foi a minha escola de cinema. Deixou-me uma apetência pela narrativa experimental. Ainda hoje, às vezes encontro realizadores ou vejo filmes e lembro-me que vi lá as suas primeiras curtas.”
Há cerca de sete anos decide viver fora.
” Vou a NY fazer um casting à cidade.
Se ficasse, a decisão implicaria continuar numa missão de trabalho compulsivo e percebo que a ambição não era o meu motor! Talvez dez anos antes tivesse feito sentido, mas naquele momento decidi assim. Dar prioridade à vida e ao trabalho passional.”
Vai para Buenos Aires, sem casting, com excesso de bagagem e apaixonada.
” O primeiro impacto com a cidade foi apreensivo. Tudo plano!
Só edifícios, sem uma linha de horizonte visível.
Agora entendo o charme de Buenos Aires!
São as pessoas!
É a energia, uma cidade imensa! Mil e uma coisas a acontecer”.
Nos últimos anos a Susana tem vivido entre Buenos Aires e Rio.
” No Rio, demonstrar curiosidade pelo outro que não se conhece, parece ser uma coisa delicada. Em Buenos Aires é o oposto.
Há uma grande curiosidade, no início até estranhava o grau de intimidade da partilha, nos primeiros contactos.”
Em Buenos Aires frequenta um mestrado em Sociologia Cultural, que não termina por causa das solicitações profissionais, mas que deixa sementes.
” Eu acho que ainda gosto de conhecer pessoas!
O viver fora talvez te leve a reinventares-te!
Passei a observar o mundo de uma forma diferente, a estar mais atenta e a analisar, por exemplo, a razão das diferenças comportamentais.”
MP-Susana15.jpgA Susana é curadora cinematográfica.
Em 2013 cria a VAIVEM, com a portuguesa Maria João Machado e o argentino Francisco Lezama.
“Uma homenagem ao João César e à vida nómada!
Somos uma distribuidora independente que também estabelece a ponte cultural entre Portugal e a América Latina.
Organizamos festivais de cinema itinerantes, seminários.
Na Argentina os projetos concretizam-se.
O cinema é importante e faz-se com grande transversalidade.”
A Vaivem organiza o festival de cinema português na Argentina há 3 anos. Em 2015 passou a incluir o Uruguai e este ano chegará ao México, Colômbia, Equador e Chile.
” A receção ao cinema português tem sido impressionante!
Organizamos também o AR – festival de cinema argentino em Lisboa, que vai ter a 2ª edição no verão deste ano.”
Faz parte do comité de seleção do ‪#‎festivaldecinemadorio‬ desde 2009.
E este ano esteve na programação internacional do‪#‎InternationalFilmFestivalofKerala‬.
” Kerala é um dos estados onde a taxa de alfabetização é mais elevada.
E por todo o lado ainda são visíveis sinais duma estética comunista.
É um passado que te intriga!”
Depois do natal em Goa, regressou a Lisboa.
Encontramo-nos no Cais do Sodré que me lembra sempre a‪#‎CrónicadosBonsMalandros‬.
E enquanto atravessamos a cidade, colocamos em dia as vidas e as imagens!

MP-Susana04.jpg

A VAIVEM aqui: http://www.vaivem.com.ar/

Lisboa, janeiro 2016
Texto e imagens © Mademoiselle Photo

Leave a Reply

