Ana Sofia

Mademoiselle Ana Sofia

AP-AnaSofia01
Encontro-me com a Ana Sofia ao pé das águas luminosas de Lisboa.
Cidade onde diz haver tantas coisas para fazer e ver e onde estão os seus amigos, um dos pilares da sua vida.
“Acho que tenho mesma muita sorte, de ter muito mais do que uma mão cheia de amigos e tê-los assim tantos e tão bons!”
Diz-me que enquanto criança não tinha consciência da sua luso-descendência, a língua que falava era o francês e pensava em si como francesa.
Na faculdade uma amiga franco-iraniana faz-lhe muitas perguntas sobre Portugal.
” Ela estava curiosa e sabia muito mais do que eu, que só conhecia a minha família e as aldeias dos meus pais.
É a partir daí que acontece alguma coisa dentro de mim e decido procurar Portugal e o que era ser portuguesa.
Identifica-se com a Associação Luso-francesa Cap Magellan, com a qual colabora em eventos de música, na rádio e encontra uma identificação, profunda, íntima.
“Era aquilo que faltava na minha vida!”
Faz línguas estrangeiras aplicadas na Sorbonne e decide fazer Erasmus em Lisboa, de onde lhe vem a certeza de que Portugal terá de fazer parte do seu futuro.
Volta a Paris, continua a trabalhar para a ‪#‎CapMagellan‬ na área de eventos e comunicação, mas um ano depois está a viver em Lisboa.
“O deixar França, deixar a minha mãe foi muito, muito duro!
Quando saí, para mim era para sempre!”
Passados alguns meses em Lisboa, começa a trabalhar para a ViniPortugal.
AP-AnaSofia12” Era um mundo completamente novo e tive a sorte imensa de estar em contacto com os melhores, que para além de saberem muito, são generosos o suficiente para partilhar o conhecimento.
Quando começo a viajar mais, a conhecer o lado dos mercados, da problemática dos vinhos portugueses no mundo, do seu posicionamento, vejo que gosto muito de todo aquele lado, da troca, da comunicação.”
As responsabilidades foram crescendo e durante um ano e meio exerce as funções de diretora de marketing na ‪#‎ViniPortugal‬.
Seis anos e meio depois sái da empresa para ir com a sua família para Moçambique, mas o projeto demora mais a acontecer do que era previsto.
Com a amiga Judy Kendrick decide encontrar um projeto para ambas e assim começam o seu envolvimento no programa ‪#‎WinesofBrasil‬.
” Eu e a Judy… há pessoas que se encontram e pronto!
Gostamos da vida da mesma forma e tem corrido muito bem.”
Este ano ganharam os prémios PR Company of the Year in the UK – Drinks Business Awards 2015 e Campaign of the Year for Wines of Brasil – International Wine Challenge 2015.
” Tem sido um precurso muito bom!”
A Ana é consultora em marketing de vinhos e o seu trabalho passa pela definição de estratégias de comunicação, a elaboração de campanhas de comunicação audiovisuais; a criação de eventos: “criar, ter ideias de tudo e mais alguma coisa…!
O que faço agora, o nosso trabalho é criar as condições para que os produtores contem as suas histórias de uma forma autêntica e eficaz.
Em Portugal os produtores têm de ser polivalentes e tenho por eles muita, muita admiração; têm uma grande paixão por aquilo que fazem!”
Falamos da comunidade ‪#‎winelover‬, da qual faz parte e é embaixadora.
“O vinho é convivio, é troca e partilha… ”
AP-AnaSofia10Fala-me da importância de verdade nos relacionamentos, nas situações, nas pessoas.
” Tenho todos os dias muitos medos, mas que não me fazem recuar!
Quero experimentar, conhecer…
Os meus amigos costumam dizer-me: bolas, não falo contigo há dois dias e já tens imensas histórias para contar.
Faço, vou e acontecem coisas e são histórias que tenho para contar e experiências que vivi.”
Conversamos do facto de ser mãe e viajar bastante não ser ainda, uma questão socialmente pacífica: “as minhas ausências têm um lado mais complicado de gerir, mas acho que consigo fazê-lo; apenas tenho de lidar com os reparos frequentes de quem cruza o meu caminho!
Mas se puder continuar a viajar no futuro, fico muito contente e parece-me que não me vou arrepender nada de ter vivido uma vida assim!”

AP-AnaSofia04

© texto e imagens Mademoiselle Photo

Leave a Reply

