O fim das possibilidades

A caminho do ensaio, penso no que a peça me falará a mim. Já há alguns anos que entendi que as peças que vou fotografar, estranhamente encontram sempre eco em cada momento presente. O ritual de chegar é sempre o mesmo e é sempre bom. Deixar o mundo lá fora silenciar-se e ficar a ver cada um no seu sítio. “Prefiro morrer a desaparecer”, diz um dos personagens. Que acredita estar a ficar invisível. Porque os outros já não o vêem. A questão de nos fazermos à medida dos outros, aos olhos dos outros. A validação que nos vem de fora e à força de sermos assim como somos, de estrutura mental torna-se distorção real. Um outro personagem, mefistofélico e estranhamente leve, espécie de consciência racional de nós e que me faz rir, apanha os homens e mulheres doentes com antecipação e indica-lhes a solução B. Um purgatório pacífico. Onde podem viver, se aceitarem cair no esquecimento. Penso na conversa que tive há uns tempos com o meu amigo Miguel, sobre a inevitabilidade do esquecimento que cái sobre nós, com ou sem descendência e/ou obra. Os homens e mulheres assim caçados (na peça) acreditam estarem perante um muro intransponível. O fim das possibilidades. Reconfortou-me ver-me, ver-nos ali assim retratados. Saber-me igual a todos aqueles traz-me uma, ainda que momentaneamente, sensação de reconforto e que não é nada intelectual. É bem visceral e do plano do quotidiano. E gosto de ver assim ali espelhado esta coisa que nos aperta, nesta estranheza do agora. O texto de Jean-Pierre Sarrazac unido pelo Teatro Nacional S. João (Nuno Carinhas) e o Teatro da Rainha(Fernando Mora Ramos), agora no Teatro Nacional D.Maria II. AP-FP01 AP-FP02 AP-FP05 AP-FP07 AP-FP10 AP-FP14 AP-FP15 AP-FP18 AP-FP22 AP-FP24 AP-FP26 AP-FP30 AP-FP33 AP-FP34 AP-FP25 AP-FP39 AP-FP40 AP-FP42 AP-FP44 Imagens do ensaio dia 09 de abril.

Leave a Reply

