Caderno da província

AP-CP02

Qual é o dano irreparável que volta sempre e sempre?

E porque volta sempre depois da intimidade física?

Qual é a perca primeira que faz sempre voltar ao mesmo ponto? Revisitar a mesma perca? Como se lá dentro fosse o único modelo conhecido?

E porque o conheço desde sempre? De onde vem ele?

Imagem

Eu acredito. A minha mãe não.
É uma das nossa diferenças.
Eu acredito nos meus amigos. No vínculo que nos une.
Não costumo ter saudades.
Nem dos amigos nem da família.
Sei o que nos une, o caráter permanente dessa união.
A não-existência do apego do desejo, deixa a liberdade de caminhar para onde for.
Quando consigo afastar o ruído, sei o que é preciso saber, que tudo é da forma que tem de ser.
AP-CP05

O que altera verdadeiramente os eventos, é o pensamento em torno deles.
Manhã. Sento-me no metro do lado da janela, de costas para o sentido do caminho.
Olho para o senhor em frente.
Não é português, pela pele, pelo rosto.
Tem uma folha no colo e copia de outra folha o modelo de um vestido.
Só tem aquelas duas folhas e uma caneta. Azul. Bic, talvez.
Quando entrei na carruagem, lembro-me agora, vinha a pensar naquilo que fazemos, porque é a única coisa possível.Que nos é possível.
E o plural aplico-o, não por medo de conclusões em nome pessoal, mas por achar que somos todos bastante iguais.
E depois sentei-me em frente ao senhor, que parecia desenhar vestidos, porque isso o fazia feliz.
AP-CP06

Cebola refogada
Azeite e vinagre balsâmico
Bastante sal, pimenta e mel
AP-CP01

O que diz o de dentro?
Diz que há tempo.
Diz que tudo está calmo.
Que há muito chão a palmilhar.
Que pouco a pouco vou sabendo conduzir-me.
Que os dias no Porto foram importantes porque me recentraram.
Que me comporto um pouco como se tivesse dezasseis anos.
Mas que é assim e que jusqu’ici tout va bien.
AP-CP

Leave a Reply

