Crónicas da província

Hoje não tiro nenhuma carta do “tarot I wanna be a writer“.
Penso nestes textos e penso na carta da província que ainda não escrevi ao Gil.
Conheci o Gil na casa do conde, como diz a Natacha.
Depois de sair de Vila do Conde a Mafalda abrigou-me.
Comecei a procurar casa. Houve o episódio do quase, na casa tropical e houve o depois.

Falei ao telefone com um rapaz, o Pedro. Atrás da voz dele ouvi pássaros. Pensei: “É está a minha casa.”

Saí do atelier que dividia com os Rui’s e lá fui. À Conde Ferreira. A rua.
Conheci o Bruno. Gostei logo dele.

Mostrou-me a casa, enorme, daquelas que só o Porto tem. Com 3 andares, clarabóia e um jardim centenário.
E mostrou-me os meus quartos. Sim, era ali.
No início de setembro entrei.
Eu e as minhas caixas. De livros, de música, de filmes, de fotografias.
Era domingo.
Tinha havido uma festa no dia anterior. Tudo bem.
Na cozinha conheci o Gil.
Grande, louro.
Um rapaz com um ar nada português.
Vivia no último andar, como eu. Depois veio também o Nuno e mais tarde a linda, linda Fatima.
Andava nas belas artes em pintura. O Gil.
Tem a idade do meu sobrinho Hugo.
Começamos a falar muito. Da pintura dele, da fotografia – da minha e da dele e dos outros todos- e dos textos. Trocávamos livros, às vezes eu pedia-lhe companhia ao domingo à tarde para o vício gula dos hamburgers.
Entretanto já saí da casa há mais de um ano.
O Gil foi estudar para a Áustria.
Continuamos a falar. Do que fazemos, dos rapazes e das raparigas.
Este ano nas férias da páscoa, o Gil foi-me visitar na outra casa e cozinhou para mim.
Agora começámos, sim eu sei que estou a procrastinar Gil, uma troca de cartas assim como era, antes deste tempo que é o agora.
Amanhã segue a minha, eu prometo Gil.
A carta da província um.

AP-cadernodomingo0
capa do livro A Sunday notebook. novembro 2013

fontinha: aqui

Leave a Reply

