A coleção Reflex na Inc.

Apresentação da coleção REFLEX no próximo sábado no Porto 19 de Janeiro | 18h | Inc-Livros Edições de Autor

com a Andreia Inocêncio, o Renato Roque e a Ana Pereira Novos formatos editoriais. Velho. Novo. Velho | New editorial fo a partir das questões como se traça o caminho de um fotógrafo documental no oceano digital e como são contadas na contemporaneidade as histórias fotográficas, foi realizada uma investigação sobre os novos formatos disponíveis no panorama editorial fotográfico e foi elaborado um mapeamento das várias formas e ferramentas utilizadas para contar histórias no já longo percurso da fotografia documental, particularmente no âmbito do fotojornalismo. o mapeamento histórico revela-se essencial para entender de que forma a democratização da world wide web e a tecnologia fotográfica digital alteraram radicalmente o paradigma de narrativa fotojornalística e o primado da imprensa escrita. e de que forma a introdução do conceito de multimédia, numa nova lógica tecnológica e global, criou uma outra matriz editorial, na qual a divulgação do produto fotográfico obedece a uma estratégia multiplataforma, assumindo o livro o papel de símbolo brasonado, eco de um passado requintado, íntimo, codificado, inacessível, não democratizado, não popular, orgânico, químico. a elencagem dos diversos formatos editoriais disponíveis na contemporaneidade, conduz a uma reflexão em aberto sobre a forma como um novo produto multimédia que se está a desenhar, vai estar verdadeiramente ao serviço do conhecimento, ou vai cada vez mais moldar-se aos interesses duma população que busca essencialmente entretenimento?

reflex collection [pt] há fotógrafos que mergulham no silêncio das imagens, outros que encontram na escrita uma linguagem mais do que perfeita para discursar sobre a sua prática. por isso criámos esta colecção de livros de fotografia, onde fotógrafos reflectem e discursam sobre fotografia, revelando que, independentemente da linguagem, o mais importante é sempre o pensamento.

[en] there are photographers who plunge into the deep silence of the images, while others find in writing a perfect tool to communicate about their practice. therefore we have created this book collection, where photographers reflect and speak about photography, revealing that, regardless the language, the most important is always being able to think.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s