tininha dos capuchos

A casa dos meus avós

Em Moçambique tinha avós emprestados. E não tinham bem a idade que é suposto os avós terem. Mas estava bem. Eu gostava mesmo assim.
Quando conheci a minha avó Maria e o meu avô João, finalmente era o que era suposto ser.
Não me lembro da primeira vez que os vi.
Só me lembro de estarmos já lá, na casa dos Capuchos, nós- eu, a minha mãe, o meu pai; a minha irmã e o meu irmão(que entretanto se tinham materializado adultos na minha vida) – e eles, os meus avós.
O entre um lado (Moçambique) e outro (cá) está na nebulosa e tudo não existe antes, durante…
Há um telefonema e o nascimento do primo Hugo, que representou sempre o início da minha vida em Portugal, o primo que para todos os efeitos na minha cabeça, nasceu num telefone.
A roupa dos meus avós.
O avô João. As calças de fazenda, cinzentas; as camisolas de malha azuis, com 3 botõezinhos e manga comprida.
A avó Maria usava uma camisola igual mas castanha. E usava muitas camisolas e camisolinhas, de alças e flanela. E algumas não eram bem camisolas, eram vestidos. Mesmo no verão, mesmo sempre.
A avó usava meias pelos joelhos e elásticos no joelho, para dar uma voltinha às meias. E eu achava que aquelas meias e aquele elástico, tornavam a avó uma criança como eu e isso fazia-me gostar sempre mais dela.
A lingerie não era sempre um item e eu achava isso ao mesmo tempo engraçado e extaordinariamente misterioso.
Os óculos do avô João.
O avô era muito bonito. Com os óculos retinhos de massa, em frente aos olhos muito azuis. A avó tinha os olhos cinzentos e eu não me lembrava de ninguém na minha vida antes deles, ter essas cores nos olhos.
Eu gostava de tomar o pequeno-almoço com o avô, que comia sopas de pão e café.
E ia todos os dias para o campo, fazer coisas, muitas coisas, tantas coisas.(….)

AP-capuchos
da série Mobile Daisy, Capuchos, Natal 2012

Leave a Reply

