Joana e Lara

ap-hiphopgirls26.jpg

JOANA, 26 anos, gaiense

Começou a ter contacto com a cena hip hop em 98 e sentiu essa diferença (entre homens e mulheres), na altura não havia mulheres.Em 2000, houve um campeonato bgirling nacional e apareceram 3 raparigas.“E devemos ter sido as primeiras bgirls do país”.
Tirou curso de Educação Física, neste momento dá aulas de hip hop. “Sempre que posso, vou a campeonatos lá fora, sempre que posso estou a treinar para representar bem Portugal lá fora. Não há uma Federação, há vários campeonatos”.

ap-hiphopgirls27.jpg
Na escola secundária “andei em Desporto e tudo o que fosse ligado ao movimento me agradava. Interessei-me pelos movimentos e foi assim [que começou a dançar].Começou a ter contacto com o movimento no liceu de gaia, Almeida Garret com os então denominados gaiolin city breakers, agora gaiolin roots .

Hoje em dia o hip hop feminino está a surgir de uma forma mais forte, há mais campeonatos”
Nos ginásios, tenta explicar às pessoas que o hip hop é mais do que as coreografias. “Tentamos dar a conhecer às pessoas que o hip hop é mais do que um videoclip da MTV, tentamos mostrar os fundamentos da cultura hip hop”.

ap-hiphopgirls28.jpg
Dá aulas na escola Sound Slaves no Estado Novo.

Em relação à forma como os homens tratam as mulheres: “Sempre me trataram como igual e sempre me respeitaram.

Referência obrigatória aos Gaiolin Roots e a Júlio Lisboa o mentor desse grupo que é o 1º do género em portugal e que revolucionou e começou a toda a hiphop em Portugal.

Gaiolin, da junção de Gaia e monges de Shaolin.

ap-hiphopgirls29.jpg

Já fui a vários campeonatos lá fora e a situação era igual. Até se calhar apoiam-nos mais por sermos mulheres”
“Os fundadores do Bboying têm 50 anos e continuam a dançar”.E participam como júris ou convidados em competições, ou têm escolas de dança, tal como o Ken Swift do grupo rock steady crew, um dos pioneiros do Bboying. Este ano a Joana foi à Suiça fazer um workshop com ele.

ap-hiphopgirls30.jpg
A Joana ganhou o Eurobattle 2005,em locking.

E na de 2007 participou em bgirling, chegando ás meias finais e participou com o seu grupo, os Gaiolin Roots em bboying,

LARA, 21 anos, ragga, Lisboa
ap-hiphopgirls35.jpg
“Comecei com eles a treinar, a ver vídeos e comecei sozinha. Tenho conhecido várias raparigas que dançam, mas portuguesas não”
Começou aos 9 anos, não queria ser bailarina, queria ser writer. “Deve ser de família, todos pintávamos e fazíamos escultura e adorava os graffitis. Houve uma grande mudança, nessa idade, adorava pintar mas não fazia muitas paredes, fazia tudo num papel. Sempre gostei do hip hop, de ouvir rap, usava as calças largas, era a única da escola com as calças largonas e as bolinhas de tranças. Andava assim, era quase instintivo.
Sempre gostei de danças, mas nunca tinha experimentado fazer aulas.

ap-hiphopgirls32.jpg

Aos 16, 17 comecei a dançar sozinha, a fazer free style. Tentei fazer as coisas que tinha visto, que era mais puro, mais verdadeiro. Entretanto, conheci o Max e vim viver para o Porto. Quando vim para cá foi quando comecei a sério, a fazer treinos com eles (os Momentum Crew).

ap-hiphopgirls33.jpg

“O hip hop é como o ballet, tem as bases, tem os passos. Normalmente, os ginásios não dão isso, limitam-se a dar coreografias básicas”
“Estamos sempre em formação, é um erro dizer ‘ sou formada em hip hop”. Está a tirar um curso de dança.
ap-hiphopgirls34.jpg

“As raparigas que estão na área são bastante respeitadas. ”
Ragga é uma cultura, abreviatura de raggamuffin. Foi uma evolução do reggae. Dança é “dancehall”. Os movimentos do ragga servem por vezes em passos de newschool ou newstyle, que é um estilo de dança hiphop.

ap-hiphopgirls31.jpg

31 thoughts on “Joana e Lara

  1. Joaninha!!! Sabes que para mim és a melhor …Há quanto tempo não é miúda.. e por falar em liceu, boas recordações surgem.
    Muito boa sorte para ti e continua a fazer aquilo que mais gostas…dançar, dançar e dançar.
    Beijos da morena para a loira.

  2. O s meus parabéns às duas pelo vosso percurso no arduo caminho do mundo do Hip-Hop, mas claro principalmente para a Joana que pertence à Familia Gaiolin (Familia em todos os sentidos),tens todo o meu RESPEITO tanto como B-Girl como MULHER e principalmente como Cunhada..sabendo que o Respeito no Hip-Hop é tudo ou quase tudo e que para o obter é preciso ter tudo sem nunca falhar, para isso é preciso ser humilde, para poder ter sempre em mente a simplicidade da verdadeira grandeza, a tolerância da verdadeira sabedoria, a humildade da verdadeira força.. falo do verdadeiro Hip-Hop aquele que nasce da rua e volta para ela, não o dos ginásios e da moda..
    Sempre contigo
    Gaiolin City Breakers

  3. ta ganda cena..axo mt bem fazerem isto até para incentivar outras raparigas ke tb se interessem. a Joana é ganda prof de dança =P
    keep up ;)*

  4. joana, apos apenas uma semana de convivio em 2005 nunca deixamos de nos falar, embora a distncia seja grande, lisboa e porto estaram sp em contacto! you go girl!!!! 😉

  5. bem joana…

    k ha a dzr sobre esta super professora, super estilosa e super b-girl…

    e’Z unika rapariga…

    E’z ganda bgirl, ganda brinkalhona, ganda profosional!!

    Vê-sse k gstas do k fazes!!

    vê-sse k e’Z ddikada; vê-sse k e’Z gandabgirl!!

    n só e’Z iso tdo komo ainda e’Z carinhosa; atensiosa; talentosa; esperançosa; e mt +!…

    bem t nas aulas E’z t!!

    n da pa dxkrver…

    kndo faze.mx alguma cna mal tntas kurrigir…

    s ainda n tiver bem fazes t … s n knxguir.mx logo vês u k fazes…

    brinkas km a situaxao… mas brinkas i ao mzmo tmpo kurriges o k tnx a kurrigir…

    e’Z unika bgirl!!

    E’z dançarina d korpo i alma!!

    foi pena eu n ter ido ao euro batlle… mas pronto… vou po ano..

    XD

    olha espero k gxt’x i n m mates…XD sexta-feira…

    maior bjao pa si!!

  6. Bem que posso eu dizer a não ser congratular estas duas grandes mulheres por todo o seu desempenho e acima de tudo deixar bem claro que são um exemplo a seguir para todas as pessoas que partilham esta dedicação e amor pela dança e pela cultura hiphop! A Lara é uma bailarina inesquecivel e invejavel e a J_onne?? Aprendeu tudo cmg…(brincadeirinha)! Joana és e smpre serás s a melhor prof do mundo…tenho mtmt orgulho em ti…Tu abusas!!Respect…love u!!

  7. bem joana…
    k ha a dzr sobre esta super professora, super estilosa e super b-girl…
    e’Z unika rapariga…
    E’z ganda bgirl, ganda brinkalhona, ganda profosional!!
    Vê-sse k gstas do k fazes!!
    vê-sse k e’Z ddikada; vê-sse k e’Z gandabgirl!!
    n só e’Z iso tdo komo ainda e’Z carinhosa; atensiosa; talentosa; esperançosa; e mt +!…
    bem t nas aulas E’z t!!
    n da pa dxkrver…
    kndo faze.mx alguma cna mal tntas kurrigir…
    s ainda n tiver bem fazes t … s n knxguir.mx logo vês u k fazes…
    brinkas km a situaxao… mas brinkas i ao mzmo tmpo kurriges o k tnx a kurrigir…
    e’Z unika bgirl!!
    E’z dançarina d korpo i alma!!
    foi pena eu n ter ido ao euro batlle… mas pronto… vou po ano..
    XD
    olha espero k gxt’x i n m mates…XD sexta-feira…

    maior bjao pa si!!

  8. digamos que quando existe um pequeno nucleo feminino no porto com qualidades construtivas e lucidas em relacao a cultura, existe tambem um vocabulario consistente e fundamentado nos valores profissionais e pessoais , ou seja o amor nao nasce por nascer, cresce a viver..e sao sem duvida uma ponte entre esses mesmo amor.
    desde os pes ao coracao.
    joana fostes a primeira bgirl que conheci do porto, quando tentava treinar e me tornar bgirl, sempre consegui perceber a razao pela qual gostava tanto de te ver dancar, o facto de sentires e transmitires isso mesmo..uma inspiracao!
    ha que ter em conta que es bem da velha escola e seras sempre uma referencia para a nova geracao…fostes no passado es no presente e seras no futuro.
    em relacao a lara ja ouvia falar dela antes de a conhecer mas n se deve julgar pelo ditado popular, mas depois de a ver dancar depareime com uma realidade notavel, dancas lindamente e uma coisa e certa….hoje em dia no porto as gajas querem ser uma lara..mas evidente que n passam de imitacao rasca, pk knd se e genuino, tudo o que bem depois e falsificacao!
    tenho 18 anos, e tao nova que sou cresci bastante gracas ao pequeno nucleo de pessoas ligadas acultura que sabem retribuir as experiencias do passado tornando as raizes sempre mais presentes.
    um obrigado a ambas, cada uma na sua perspectiva, e cada uma na sua simpatia para comigo. e sabem bem…mulheres ao poder e vivooooo porto caraigooo!!! ahahah
    pronto para ser mais da street. PEACE AND LOVE lol

  9. bem joana…
    k ha a dzr sobre esta super professora, super estilosa e super b-girl…
    e’Z unika rapariga…
    E’z ganda bgirl, ganda brinkalhona, ganda profosional!!

  10. Os meus parabéns às duas.. pessoalmente só conheço a Joana, com quem partilhei um ano importante das nossas vidas, o ano em que estagiamos, e nunca irei esquecer. Joana, desejo-te as maiores felicidades do mundo e que nunca desistas daquilo que mais gostas de fazer. A vida não é fácil, temos que lutar por ela, por isso nunca abdiques dos teus objectivos. Beijos

  11. Fui aluna da Joana e tenho orgulho em dizer que tudo o que aprendi, e tudo o que compreendi sobre esta cultura, me foi ensinado por ela! Adorava sempre todas as aulas porque aprendiamos sempre cenas novas… Tenho pena que na melhor altura tivesse acabado 😦 Mesmo agora, tento nunca perder esta onda, e agradeço à Joana o apoio que me continua a dar, mesmo ja nao sendo sua aluna.
    Força b-girls!!!, mostrem aquilo que valem e façam ver que as mulheres merecem o respeito de todos!

  12. Como sabes acho todos os teus trabalhos optimos e tenho em ti uma fotografa séria. É de elogiar principalmente este género que nos leva a conhecer mundos ainda tão recondidos e ainda de difícil reconhecimento, quer pelo tio quer pelo feminino, no entanto, penso que nos teus textos devias ser mais jornalistica , isto é, pormenorizar determinados termos, explicar o seu significado. Eu, por exemplo, não sei o que significa Bgirling, Bboying. Ao ler o texto não consigo perceber o seu conteúdo na totalidade. Sinto-me iletrada.
    Quanto à Lara é de inaltecer todos aqueles que lutam pelos seus sonhos e objectivos e os conseguem alcançar acordados.
    ci

  13. olá, ana conseguimos aki um optimo trabalho, em constante progresso claro!!!
    axo-t uma fotógrafa excelente cm ja t disse antes;)
    kt a este trabalho, penso k é um optimo passo no sentido positivo para mostrar realmente o k s anda aki a fazer em termos de hiphop, ou melhor na verdadeira cena hiphop..sim,porque isto de dizer k s dança ou s é professor de hiphop tá na moda, mas nem sempre corresponde á verdade..lol á muito p aprender antes d s auto denominarem assim!!
    para responder ao coment da cidália: bboying ou bgirling…talvez conheças o por “breakdance” este é um estilo de dança da cultura hiphop, k tem elementos d dança em pé e no chão. mt basicamente é isto..agora relativamente aos termos próprios: top rock (movimentos em cima) e down rock (movimentos em baixo ou noc hão)…isto explicado mt basicamente:). bboying para os rapazes e bgirling pas raparigas. os rapazes k o fazem s denominados de bBOYS e as raparigas de bGIRLS.:) agora já estás um pouco mais letrada..:)
    é de enaltecer realmente aqueles k lutam pelos seus sonhos, mas ninguém aprende sozinho..e se o faz provavelmente está a aprender mal…
    há k enaltecer akeles k xegaram antes, ensinaram e abriram caminhos aos novos!!
    props para familia gaiolin

  14. Obrigado Joana pela explicação. Podes aprender com muitos mas teres que lutar sozinha. Para mim são situações distintas, a luta e a aprendizagem.
    Tens toda a razão, aprender só, de certo não está a aprender bem mas a luta por vezes tem que ser só tua.
    Continua, Sempre!
    Ci

  15. hey girls..
    acho mt bem esta entrevista, o movimento tem se alargado plas mulheres, pena que alguma dancem pk é moda e nao pk sentem.. a joana, conheco algum trabalho dela.. é da velha guarda…
    quanto a lara.. bem… nao critico o trabalho dela, nem tenho k o fazer, apenas tds os bailarinos, coreografos e professores deviam seguir um gd lema que é :respeito plo outro!!
    acho que chega de “invejas” e criticas banais, pk se todos se juntassem, tudo seria bem melhor… sentem-se certos olhares de desprezo e critica nao constructiva… ninguem se deve valorizar, desvalorizando os outros, n sei s me entendem…
    e deixo aki apenas uma sugestao, há muitas mais mulheres no norte ligadas ao movimentos, pk nao para uma proxima entrevista…
    onde quer que vao, levem o k vos enxe o coraçao, nao falem dos outros, aprendam a respeitar a cena de cada um… (isto é para todos os que dancam e nao so)
    hasta siempre…

  16. Lara…. Pah a melhor sem duvida…. a primeira vez k tive dancehall foi ktg e adorei, apesar de nao ter jeito absolutamente nenhum…lol… mas ajudaste-me a descobrir a minha verdadeira vocaçao k e bgirling…
    Falo por mim, mas acho ke posso falar por muito mais pessoas ao dizer k na dance fact sentimos a tua falta… vai dando noticias… :p

    bj*

  17. mto bom o trabalho de vcs parabéns!!!!!!!!
    quem dera dançar como vcs!!!!!!!!!!!!!!!!
    que Deus abençõe o caminho de cada uma..
    um forte abraço

    brunah

  18. sabe eu so tava entrando no google nuns negocios de hip hop pra ver uns passos de hip hop pra musica run it do chris brown dai eu vi sua foto e entrei e vc tem cara de ser uma pessoa legal e q nao se importa do q os outros pensam de vc uma coisa q eu to tentando ser mais e dificil com algumas pessoas lok do meu lado mais legal entra aqui no seu site e te contar isso me descupe o encomodo se te causei fallowwwwwwww

  19. iai minas aqui quem esta falando e camila ..sou mc e fico muito feliz com as mias q estam surgindo kd ves mais no mundo do hip hop…um salve ai pra vcs….

  20. oi sou do porto,gaia
    adoro hip hop
    acho q fizeram bem em desenvolve.lo e em amalo

    se souberem de alguma escola de dança aki nu porto agradecia q me dizessem

    bj gand e continuem nuh bom caminho
    (:*

  21. eu gosto muito das tuas fotos e eu gostava de dançar com tu pk eu gosto de dançar hip hop ate vinto passos das musicas de ousso.
    x3x

  22. gosto muito da dança k tu faxes
    ´
    tbem gxtava de aprexder
    vou te dar o meu numero de telemovel se kiseres podes me mandar sxs

    o meu nr e exte:910773950

  23. boa noite… gostava de saber mais informaçoes sobre as vossas aulas, nomeadamente preços, horários, local ao certo e assim 🙂 obrigada

Leave a Reply

